Tombamento da Pedra Azul ganha reforços com Ministério Público Federal e Iphan

Ouça entrevista com o Procurador da República no Espírito Santo, Carlos Vinícius Cabeleira e com o Superintendente do IPHAN-ES, Joubert Jatorno Filho

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 24/02/2025 às 11h03
Pedra Azul, em Domingos Martins
Pedra Azul, em Domingos Martins. Crédito: Pedro Cunha

No começo deste mês, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo enviou um ofício para a Secretaria do Estado da Cultura (Secult) e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) solicitando a abertura de um processo de tombamento da Pedra Azul, em Domingos Martins. O objetivo é preservar a vista do monumento diante da aceleração da ocupação da região e da especulação imobiliária na Região das Montanhas Capixabas. Agora, o Ministério Público Federal do Espírito Santo (MPF-ES) reforça o pedido de proteção da Pedra Azul. Ouça a conversa completa com o Procurador da República Carlos Vinícius Cabeleira e entenda.

Em entrevista à CBN Vitória, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-ES), Joubert Jatorno Filho explica o que o órgão tem feito para proteção da região e como funciona um processo de tombamento.