A Arte de Somar... aprendizado, diminuir as dúvidas, multiplicar conhecimento e dividir experiências!
Cooperativa de crédito leva projeto de Educação Financeira para as escolas públicas e crianças ensinam outras crianças
-
Patricia Vallim
[email protected]
Juliana Moreira, de 14 anos, de São Roque do Canaã, e Micael Dettman, de 15, de Santa Maria de Jetibá, falam com certa timidez, mas com segurança sobre Educação Financeira, porque aprenderam cedo a responsabilidade de cuidar do dinheiro. Poupar e economizar passaram a ser verbos constantes na vida dos dois, após receberem orientações sobre o tema participando de um projeto que percorre todo o Estado para que os pequenos se tornem adultos mais responsáveis.
Ouça a reportagem completa:
O Arte de Somar, desenvolvido pelo Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil no Espírito Santo, passa por escolas públicas municipais e estaduais e cooperativas educacionais ensinado a Educação Financeira para crianças e adolescentes.
Mas, além da responsabilidade, também tem diversão! Os alunos mais velhos, como a Juliana e o Micael, aprenderam não só sobre o assunto, mas também a arte de manipular bonecos. E o que tem uma coisa com a outra? Eles ensinam Educação Financeira para outros estudantes da mesma idade e até menores que eles com o teatro!
Na primeira etapa, o projeto é apresentado para os alunos nas escolas. Na segunda, eles fazem um curso on-line sobre finanças, o “Se Liga Finanças”, do Instituto Sicoob. Na terceira, os estudantes participam de uma oficina de teatro de bonecos, onde ensaiam uma peça sobre educação financeira. E, por último, fazem uma apresentação com os bonecos para os colegas de outras turmas e para as famílias, multiplicando o que aprenderam.
Mães e pais, famílias, amigos e proessora já viram as mudanças nos adilescentes e até nos mais novos, que prestaram atenção em cada detalhe!
Se ficou interessado em levar o Arte de Somar para sua escola, o Sicoob está pronto para ajudar! É só procurar o da sua cidade. O projeto já percorreu 45 municípios e envolveu cerca de 18 mil pessoas, entre professores, alunos, pais, mães e comunidade num todo!