Eleitor Capixaba Bem Informado

Eleitor Capixaba Bem Informado

CBN Vitória


Com a propagação de informações sem checagem, principalmente nas redes sociais, fez crescer a preocupação com as notícias que não têm compromisso com a verdade. Para saber o que é ou não fake-news acompanhe 'Eleitor Capixaba Bem Informado', às sextas-feiras, a partir das 9h45.

Comentaristas

Adriana Müller

CBN e a Família

Alberto Nemer e Cássio Moro

Retrabalho

Andréa Salsa

CBN Vida Profissional

Celso Bissoli

Economia do Cotidiano

Edson Ruy

Viaje na CBN

Entrevistas

CBN Vitória

Entrevistas

CBN Cotidiano

Filicio Mulinari

Pensamento Cotidiano

Filipe Souza

Arquibancada CBN

Gilberto Sudré

CBN e a Tecnologia

Helder Trefzger

Clássicos CBN

Henrique Bonaldi

Consultório CBN

José Eduardo Coelho Dias

CBN Questões de Família

José Márcio de Barros

CBN Investimentos

Juarez Campos

CBN e as Dicas do Chef

Juliana Santos

Meu Filho na Escola

Letícia Gonçalves

CBN e a Política

Lucy Mizael

CBN Na Sua Casa

Marco Bravo

CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

Marlo Barcelos

Mercado Financeiro

Polícia Federal

Segurança em Foco

Polícia Rodoviária Federal

Direção Segura

Ricardo Barbosa

Pit Stop CBN

Roberta Larica

Boa Mesa CBN

Tatiana Sacchi

Clube Pet CBN

Abdo Filho

Economia e Negócios

CBN Vitória

Eleitor Capixaba Bem Informado

CBN Vitória

Direitos Humanos - Que História é Essa

CBN Vitória

Corrupção: Que História é Essa?

CBN Vitória

Espírito Santo: Que História é Essa?

CBN Vitória

Refugiados: Que História é Essa?

CBN Vitória

Nostra Gente

CBN Vitória

Justiça, Segurança e Cidadania

CBN e A GAZETA

Democracia: que história é essa?

Evelize Calmon

Pitadas

Felipe Storch

Conversa de Bolso

Giovana Duarte

CBN Guia Capixaba

Marcela Scaramella

Sextou CBN

Marcus Vinicius Sant'Ana

Histórias do cotidiano

Paula Favarato

O MUNDO COTIDIANO

Tati Arruda

Cotidiano na Moda

Últimos Áudios

Eleições 2024: o que os eleitos precisam fazer até a posse?
Eleitor Capixaba Bem Informado

18/10/2024 - Eleições 2024: o que os eleitos precisam fazer até a posse?

Dos 78 municípios capixabas, 77 elegeram seus prefeitos no 1° turno das eleições de 2024, com exceção da Serra. No próximo dia 27, o maior colégio eleitoral do Espírito Santo define oficialmente o novo chefe do Executivo municipal: Weverson Meireles (PDT) ou Pablo Muribeca (Republicanos). Mas o que os eleitos ou futuros eleitos precisam fazer até o dia da posse, em 1° de janeiro de 2025? Nesta edição de "Eleitor Capixaba Bem Informado", quem fala sobre o assunto é o juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Espírito Santo, Daniel Barrioni. Ouça a conversa completa!

Eleições 2024: eleitor que não votou no primeiro pode votar no segundo turno?
Eleitor Capixaba Bem Informado

11/10/2024 - Eleições 2024: eleitor que não votou no primeiro pode votar no segundo turno?

A Serra é a única cidade do Espírito Santo que vai ter segundo turno nas eleições 2024. Como nenhum candidato a prefeito conquistou a maioria absoluta (votos válidos) do eleitorado no primeiro turno, uma nova votação será realizada entre os dois concorrentes mais bem posicionados na disputa no município: Weverson Meireles (PDT), que recebeu o apoio de 96.995 eleitores (39,66%), e Pablo Muribeca (Republicanos), com 61.649 mil votos (25,21%). Para os candidatos, é praticamente uma nova eleição, que só vai terminar com a votação no próximo dia 27 de outubro. O segundo turno está previsto nos municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum candidato obtém mais de 50% dos votos, descontados os nulos e brancos. E o eleitor que não votou no 1º turno, pode votar no segundo? Não votou no 1º turno das eleições? Sabe como justificar? Nesta edição do "Eleitor Capixaba Bem Informado", a integrante da Comissão de Mesários, Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Rosiane Marrochi, fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

'Esperamos sair na frente como sempre', diz presidente do TRE sobre totalização dos votos no ES
Eleitor Capixaba Bem Informado

04/10/2024 - 'Esperamos sair na frente como sempre', diz presidente do TRE sobre totalização dos votos no ES

Agora falta pouco! Neste domingo, dia 6, os eleitores de todo o país vão eleger prefeitos e vereadores nas mais de cinco mil cidades. Apenas os eleitores de Brasília e Fernando de Noronha não precisaram votar, pois as localidades não são consideradas municípios. Nesta eleição, o eleitor escolherá representantes para apenas dois cargos: vereador e prefeito, nesta ordem. No Espírito Santo, 2.999.734 capixabas estão aptos a irem às urnas nos 78 municípios. No Estado, 52% do eleitorado é feminino e 48% masculino. Os números demostram que houve uma evolução de 6,74% do eleitorado em relação às últimas eleições municipais (2020), quando 2.810.132 pessoas estavam aptas a exercer o direito de escolher seus representantes políticos no Espírito Santo. Município com a maior população do Espírito Santo, Serra continua a ser o maior colégio eleitoral do Estado, com 362.524 eleitores. Na Grande Vitória, a Capital tem 266.570 eleitores; Cariacica tem 278.170 eleitores; Vila Velha conta com 345.228 aptos a votar e Viana tem 54.289 eleitores. A votação será aberta a partir das 8h (horário de Brasília), com o encerramento às 17h (também do horário de Brasília). A informação é do calendário eleitoral das Eleições Municipais de 2024, divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Em entrevista à CBN Vitória, o desembargador Carlos Simões Fonseca, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), fala sobre as expectativas para o primeiro turno. "'Esperamos sair na frente como sempre", disse o presidente do TRE sobre a totalização dos votos, que, segundo ele, deve acontecer entre 18h e 19h deste domingo (06).  Ouça a conversa completa!

O que candidatos podem e não podem fazer às vésperas da eleição?
Eleitor Capixaba Bem Informado

03/10/2024 - O que candidatos podem e não podem fazer às vésperas da eleição?

Contagem regressiva! Faltam poucos dias para as eleições municipais de 2024. Na reta final da campanha, candidatos devem estar atentos sobre o que pode ser feito e quais condutas podem ser consideradas ilícitos eleitorais. Este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reuniu na Resolução n° 23.735/2024 as principais normas relacionadas a práticas irregulares que podem gerar desequilíbrio na disputa pelos cargos de prefeito e vereador. As regras tratam do uso abusivo de aplicativos digitais de envio de mensagens instantâneas, dos limites para a realização de lives em residências oficiais, da utilização de estrutura empresarial em benefício de candidatos, bem como de condutas vedadas a agentes públicos nas campanhas eleitorais. Em entrevista à CBN Vitória, o procurador Regional Eleitoral no Espírito Santo, Alexandre Senra, fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Como usar o e-título para votar nas eleições municipais?
Eleitor Capixaba Bem Informado

02/10/2024 - Como usar o e-título para votar nas eleições municipais?

Tecnologia também faz parte das eleições municipais! O eleitor apto a votar no próximo domingo (6) poderá se cadastrar no aplicativo e-título e acessar o título eleitoral diretamente no celular. Na palma da mão, estarão disponíveis informações como o número do título de eleitor e o local de votação. Caso haja foto, também é possível utilizar o e-título como documento oficial, dispensando o documento físico na zona eleitoral. E, em casos de não comparecimento, é por lá que o eleitor pode justificar sua ausência. Nesta edição de "Eleitor Capixaba Bem Informado", a chefe do cartório da 2ª Zona Eleitoral de Cachoeiro de Itapemirim Michele Belmock explica como utilizar o e-título para escolher prefeitos e vereadores em 2024. Durante a conversa, a servidora também explica qual o papel dos cartórios eleitorais nestes dias pré-eleições. Ouça a conversa completa!

Entenda como funciona o trabalho dos mesários nas eleições municipais
Eleitor Capixaba Bem Informado

01/10/2024 - Entenda como funciona o trabalho dos mesários nas eleições municipais

No próximo domingo (6), mais de 2 milhões de eleitores capixabas estarão aptos a irem às urnas escolher prefeitos e vereadores dos 78 municípios do Espírito Santo. Além de votar e cumprir com o papel de cidadão, o dia também será de trabalho para os que se voluntariaram ou foram convocados para atuar como mesários. São eles os representantes da Justiça Eleitoral na seção de votação, responsáveis por receber e identificar os eleitores, realizar justificativas de ausência de voto, entre outras atribuições. Mas, afinal, quais os benefícios de trabalhar nas eleições? Qual a diferença entre quem é convocado e quem é voluntário? E se o mesário não puder comparecer no dia? Nesta edição de "Eleitor Capixaba Bem Informado", a servidora e integrante da Comissão de Mesários do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) Rosiane Marrochi Xavier tira essas e outras dúvidas. Ouça a conversa completa!

Eleições municipais: entenda a importância do voto facultativo
Eleitor Capixaba Bem Informado

30/09/2024 - Eleições municipais: entenda a importância do voto facultativo

Na contagem regressiva para as eleições municipais, a CBN Vitória faz ao longo desta semana uma série de entrevistas especiais com todas as informações de preparação para o pleito. Este ano serão eleitas e eleitos candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito e de vereador. As eleições serão realizadas no dia 6 de outubro e um eventual segundo turno na cidade ocorre no último domingo do mesmo mês (dia 27). Para muitas perguntas, surge o questionamento: preciso mesmo votar? O voto é um direito e dever de todo cidadão brasileiro. Segundo a Constituição Federal, há duas categorias de eleitorado, para as quais o voto é obrigatório ou facultativo nas eleições. De acordo com a norma, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para eleitoras e eleitores que têm entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos, jovens de 16 e 17 anos e maiores de 70 anos. Ainda, assim, as autoridades eleitorais reforçam, mesmo para o público facultativo, a importância do voto. Em entrevista à CBN Vitória, o juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Daniel Barrioni de Oliveira, fala sobre o assunto. 

Como funcionam as auditorias nas urnas eletrônicas?
Eleitor Capixaba Bem Informado

27/09/2024 - Como funcionam as auditorias nas urnas eletrônicas?

As eleições municipais estão chegando e o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) está trabalhando para garantir que as urnas estejam adequadas para a votação. A Comissão de Auditoria de Urnas Eletrônicas está fazendo diversos trabalhos e preparativos para as três principais auditorias: o teste de integridade, o teste de biometria e o teste de autenticidade. Na última terça-feira (23), por exemplo, servidores voluntários da Justiça Estadual e Federal deram início ao preenchimento das cédulas que serão utilizadas na Auditoria da Votação Eletrônica (Teste de Integridade), que será realizada simultaneamente à votação do primeiro turno, no dia 6 de outubro. O juiz Anselmo Laghi Laranja, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE), explica que com a ação será possível adiantar os trabalhos executados no sábado anterior à eleição, quando ocorre o sorteio das urnas que serão utilizadas na auditoria.

Como doar para candidatos e acompanhar quanto cada um recebe no ES
Eleitor Capixaba Bem Informado

13/09/2024 - Como doar para candidatos e acompanhar quanto cada um recebe no ES

Os partidos e os candidatos têm a permissão para investir recursos em suas campanhas eleitorais, para promover os seus materiais e conseguir conquistar mais votos do eleitorado. Esse dinheiro pode ser adquirido tanto por doações do eleitor quanto por investimentos pessoais dos candidatos. Além disso, iniciativas das famosas “vaquinhas”, realizadas via Pix, são permitidas pela Justiça Eleitoral, com algumas exceções. Nesta edição do “Eleitor Capixaba Bem Informado”Mônica Pereira Andrade, analista da Unidade de Auditoria Interna do Tribunal Regional Eleitoral no Espírito Santo (TER-ES), fala um pouco do assunto com os ouvintes da CBN Vitória. Acompanhe!

TRE-ES alerta sobre golpes de falsa convocação de mesários
Eleitor Capixaba Bem Informado

06/09/2024 - TRE-ES alerta sobre golpes de falsa convocação de mesários

Nesta edição do “Eleitor Capixaba Bem Informado”, o juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral, Daniel Barrioni, alerta para um novo golpe eleitoral que está em circulação. Falsas convocações para trabalhar nas eleições municipais estão sendo feitas com o objetivo de roubar dados sensíveis dos cidadãos em várias localidades do país, inclusive no Espírito Santo. Ouça o conteúdo completo e saiba como não cair nessa situação!

Internet e eleições: quais os desafios da desinformação durante o período eleitoral?
Eleitor Capixaba Bem Informado

23/08/2024 - Internet e eleições: quais os desafios da desinformação durante o período eleitoral?

Nesta edição de "Eleitor Capixaba Bem Informado", o assunto em destaque é a rede social. Em período de eleições, o cuidado com informações e perfis falsas, conteúdos enganosos e desinformação precisa ser reforçado. Para falar sobre o tema, o convidado desta sexta (23) é o professor de Direito Eleitoral e Direito Digital, juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Diogo Rais. Ouça a conversa completa!

Campanhas eleitorais começam nesta sexta (16): o que pode e o que não pode?
Eleitor Capixaba Bem Informado

16/08/2024 - Campanhas eleitorais começam nesta sexta (16): o que pode e o que não pode?

Nesta edição de "Eleitor Capixaba Bem Informado", o promotor eleitoral da 30ª zona de Nova Venécia e Vila Pavão, Lelio Marcarini, fala do início das campanhas eleitorais, marcado para esta sexta (16). A partir desta data, candidatos podem apresentar ideias e propostas aos eleitores. Para garantir que a propaganda eleitoral seja legal, entretanto, é preciso estar atento a algumas limitações. Ouça a conversa completa!

Prepara-se para outubro: os documentos que você pode usar para votar na eleição!
Eleitor Capixaba Bem Informado

09/08/2024 - Prepara-se para outubro: os documentos que você pode usar para votar na eleição!

Nesta edição de "Eleitor Capixaba Bem Informado", a CBN Vitória ajuda os ouvintes na preparação para o grande dia de ir às urnas. Para exercer o direito de voto, em outubro, é preciso ter em mãos documentos válidos para se apresentar na seção eleitoral. O primeiro turno ocorre em 6 de outubro. Em caso de necessidade de segundo turno ele acontecerá no dia 27 do mesmo mês. Carteira de Trabalho, e-Título e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo, são aceitos nos dias de eleição. Em entrevista à CBN Vitória, o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Marcelo Pimentel, fala sobre o assunto. Ouça a conversa completa!

Redes sociais: quais as regras para a propaganda eleitoral?
Eleitor Capixaba Bem Informado

02/08/2024 - Redes sociais: quais as regras para a propaganda eleitoral?

Nesta edição de "Eleitor Capixaba Bem Informado", o tema em destaque são as redes sociais e os comportamentos de candidatos a prefeitos e vereadores. Neste momento que antecede as eleições municipais de 2024, os interessados em pleitearem algum cargo devem estar atentos ao que publicam no mundo online. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), algumas condutas são passíveis de medidas administrativas e podem atingir, inclusive, os cidadãos. Em conversa com a CBN Vitória, o promotor eleitoral da 52ª zona Eleitoral de Vitória, Sergio Alves Pereira, detalha o que pode e o que não pode. Ouça a conversa completa!

O que torna as urnas brasileiras seguras?
Eleitor Capixaba Bem Informado

26/07/2024 - O que torna as urnas brasileiras seguras?

Para votar nas eleições de 2024, basta ir às urnas eletrônicas, digitar o número do candidato e clicar na tecla "confirma". O barulhinho característico desta época do ano é sinal de que está tudo certo, seu voto foi computado. Mas, como garantir que o que foi digitado foi mesmo contabilizado? Nesta edição de "Eleitor Capixaba Bem Informado", o Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), Danilo Marchiori, tira todas as dúvidas sobre as urnas eletrônicas e explica aos ouvintes da CBN Vitória o que torna o Sistema Eleitoral Brasileiro seguro. Ouça a conversa completa!

ES terá "juiz das garantias" nas eleições municipais; entenda
Eleitor Capixaba Bem Informado

19/07/2024 - ES terá "juiz das garantias" nas eleições municipais; entenda

Pela primeira vez, o Espírito Santo contará com juízes de garantia para atuar em inquéritos e investigações relacionados a crimes cometidos durante as eleições municipais deste ano. Segundo resolução do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), "a competência do Núcleo Regional Eleitoral das Garantias compreende todos os inquéritos, procedimentos de investigação criminal do Ministério Público e demais procedimentos de investigação protocolizados nas zonas eleitorais componentes da região, encerrando-se com o oferecimento da denúncia ou queixa-crime". As regras relativas aos juízes eleitorais das garantias não são aplicáveis às infrações de menor potencial ofensivo, nem aos processos criminais de competência originária do Tribunal. Ainda, segundo o TRE, "os inquéritos, procedimentos de investigação criminal do Ministério Público e demais procedimentos de investigação em trâmite na data da publicação desta Resolução serão, em até 30 dias, conclusos ao juiz eleitoral das garantias, considerando-se válidos todos os atos anteriormente praticados. As audiências de competência do Núcleo Regional Eleitoral das Garantias, inclusive as de custódia, poderão ser realizadas por videoconferência, desde que devidamente justificadas, hipótese em que deverão ser adotados os meios necessários para garantir a aferição da incolumidade física e psicológica do custodiado", diz. Este é o tema em destaque nesta edição do "Eleitor Capixaba Bem Informado", com o juiz auxiliar da presidência do TRE-ES, Daniel Barrioni de Oliveira. Ouça a conversa completa!

Eleições 2024: cartórios eleitorais já começaram a convocar mesários
Eleitor Capixaba Bem Informado

12/07/2024 - Eleições 2024: cartórios eleitorais já começaram a convocar mesários

 Mesárias e mesários são cidadãs e cidadãos, convocados ou voluntários, que trabalham na mesa receptora de votos ou de justificativa eleitoral no dia de uma eleição. Atuam tanto no primeiro como no segundo turnos. Se quiser colaborar de forma voluntária com a Justiça Eleitoral (JE), a pessoa interessada deve entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado ou com o cartório eleitoral em que está inscrita. Este é o tema em destaque nesta edição do "Eleitor Capixaba Bem Informado". Quem fala sobre o assunto é a integrante da Comissão de Mesários do TRE-ES, Rosiane Marrochi.

Candidatos precisam fazer prestação de contas; saiba como acompanhar
Eleitor Capixaba Bem Informado

05/07/2024 - Candidatos precisam fazer prestação de contas; saiba como acompanhar

Durante o período eleitoral, candidatos a prefeitos e vereadores, assim como seus vices e suplentes, devem prestar conta à Justiça Eleitoral de toda movimentação realizada durante a campanha. A medida visa tornar o processo mais transparente e permite que o eleitor tenha noção de onde os recursos do fundo eleitoral têm sido investidos. Para as eleições deste ano, eleitores de todo o Brasil podem - e devem - acompanhar de perto a movimentação de cada candidato. Para explicar como ficar por dentro da prestação de contas dos candidatos e ressaltar a importância do envolvimento do eleitorado, a CBN Vitória conversa com a analista do Tribunal Regional Eleitoral, Mônica Pereira Trindade. Ouça a conversa completa!

Mais de 800 mil eleitores capixabas possuem o e-Título: saiba como fazer o seu!
Eleitor Capixaba Bem Informado

28/06/2024 - Mais de 800 mil eleitores capixabas possuem o e-Título: saiba como fazer o seu!

805.088 eleitoras e eleitores capixabas possuem o e-Título em seus aparelhos celulares. Esse quantitativo representa 26,8% do eleitorado do Estado (dados de maio/24) e o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) destaca a facilidade em baixar o aplicativo, que é uma versão digital do título de eleitor e pode ser utilizado para a identificação no dia da votação nas Eleições 2024. Se você ainda não tem o app, faça logo o download nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. Para que você possa se identificar pelo aplicativo, o seu perfil no e-Título precisa vir com foto, o que só ocorre mediante o cadastramento biométrico prévio na Justiça Eleitoral. Caso a fotografia não apareça na versão digital, será necessário levar também um documento oficial com foto na hora de votar. Ouça detalhes na entrevista com Danilo Marchiori, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-ES.

'Combater a informação falsa e má-fé', aponta presidente do TRE como desafios para as eleições
Eleitor Capixaba Bem Informado

21/06/2024 - 'Combater a informação falsa e má-fé', aponta presidente do TRE como desafios para as eleições

O ano é de eleições municipais e os partidos já começaram a lançar pré-candidatos às prefeituras. Os brasileiros vão às urnas em 2024 para eleger prefeitos e vereadores que irão exercer mandato entre 2025 e 2028. E, nesse ano, as eleições municipais estão marcadas para 6 de outubro. Se houver segundo turno, o pleito será realizado no dia 27 de outubro. O eleitorado do Espírito Santo, hoje, é de 3.000.233 votantes. Se aproximando do período eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador Carlos Simões Fonseca, em entrevista à CBN Vitória, fala sobre o que esperar e os desafios para as eleições municipais.

Eleições: como denunciar infrações e irregularidades
Eleitor Capixaba Bem Informado

21/10/2022 - Eleições: como denunciar infrações e irregularidades

Denunciar irregularidades em campanhas eleitorais é um procedimento que pode ser feito pelo app Pardal, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). A plataforma serve para registrar crimes relativos à propaganda eleitoral, como compra de votos, uso da máquina pública, doações e gastos irregulares. Ainda, é possível também relatar problemas durante a votação, como defeito ou mau funcionamento da urna eletrônica. Este é o tema do "Eleitor Capixaba Bem Informado" desta semana. Quem participa da conversa é o procurador Regional Eleitoral Substituto do Ministério Público Federal do Espírito Santo (MPF-ES), Alexandre Senra. Em destaque na conversa, como o eleitor pode denunciar infrações e irregularidades eleitorais, quais são as principais denúncias que costumam chegar ao MP e após a denúncia o que acontece. Ouça a conversa completa!

Para onde vai meu voto depois que digito na urna? TRE explica!
Eleitor Capixaba Bem Informado

14/10/2022 - Para onde vai meu voto depois que digito na urna? TRE explica!

Você chega diante da urna eletrônica, digita o número do seu candidato e confirma. O que acontece com seu voto depois disso? Este é o tema em destaque do "Eleitor Capixaba Bem Informado" desta semana. Quem explica é o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Danilo Marchiori. De acordo com informações disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto só entra na urna eletrônica que tem o software lacrado pela Justiça Eleitoral. "Todos os programas do equipamento são codificados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e assinados digitalmente em cerimônia pública. No dia da eleição, tudo começa com a impressão da 'zerésima', a prova de que não há nenhum voto dentro da urna. A emissão desse documento é acompanhada por fiscais dos partidos", informa.

Eleições: esclareça suas dúvidas para a votação em segundo turno
Eleitor Capixaba Bem Informado

07/10/2022 - Eleições: esclareça suas dúvidas para a votação em segundo turno

No dia 30 de outubro, os eleitores brasileiros irão as urnas para escolher entre Luis Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) para ocupar o Palácio do Planalto pelos próximos quatro anos. No Espírito Santo, os eleitores também voltarão às urnas para eleger o governador. A disputa será entre o atual governador, Renato Casagrande (PSB), que recebeu 976.652 votos (46,94% dos votos válidos), contra 800.598 votos (38,48%) de Carlos Manato (PL). Nesta edição do "Eleitor Capixaba Bem Informado", a integrante do Grupo de Trabalho de Mesários do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Rosiane Marrochi, esclarece as dúvidas para a votação no segundo turno.

Domingo de eleições: tudo o que você precisa saber sobre a votação
Eleitor Capixaba Bem Informado

30/09/2022 - Domingo de eleições: tudo o que você precisa saber sobre a votação

Agora é reta final! As eleições estão se aproximando e o eleitorado deve se preparar para a votação. No próximo domingo, dia 2, é a data do primeiro turno. As eleitoras e eleitores devem comparecer ao seu local de votação das 8h às 17h, levando um documento oficial de identificação com foto. Nesta edição do "Eleitor Capixaba Bem Informado", a assessora Técnica da Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Jacqueline Nunes, esclarece as principais dúvidas para o dia de votação.

Eleições: preparação das urnas começa no ES
Eleitor Capixaba Bem Informado

23/09/2022 - Eleições: preparação das urnas começa no ES

Teve início nesta semana o processo de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação em 2 de outubro. Esse momento é chamado de cerimônia pública e qualquer pessoa pode acompanhar os procedimentos realizados pelos cartórios eleitorais. No sábado que antecede o pleito, em 1º de outubro, às 9h, no plenário do TRE-ES, as entidades fiscalizadoras poderão indicar uma seção para auditoria de urnas eletrônicas. No dia da eleição, há também o Teste de Integridade que acontecerá durante o horário de votação, das 8h às 17h. Este é o tema em destaque no "Eleitor Capixaba bem Informado". Quem explica detalhes deste processo é o dirigente do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Cael), promotor de Justiça Cláudio Ribeiro Lemos, que acompanha a preparação da urnas.

Horário de votação será unificado em todo o país nas Eleições 2022
Eleitor Capixaba Bem Informado

16/09/2022 - Horário de votação será unificado em todo o país nas Eleições 2022

Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a uniformização do horário de votação em todo o país. Nas Eleições Gerais de 2022, marcadas para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno), as seções eleitorais serão abertas às 8h e encerrarão os trabalhos às 17h do horário de Brasília (DF), desde que não haja eleitores na fila. Nesta edição do Eleitor Capixaba Bem Informado, a integrante do Grupo de Trabalho de Mesário, Rosiane Marrochi, fala sobre o assunto.

Voto branco x voto nulo: entenda a diferença
Eleitor Capixaba Bem Informado

09/09/2022 - Voto branco x voto nulo: entenda a diferença

Aproximando-se do primeiro turno das eleições gerais, que ocorre em 2 de outubro, sempre surgem dúvidas com relação a diferença e as consequências dos votos em branco e nulo, bem como em relação às abstenções computadas em cada eleição. Nesta edição do "Eleitor Capixaba bem Informado", em parceria com a Justiça Eleitoral, Rosiane Marrochi, membro do Grupo de Trabalho de Mesários do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), fala sobre esses e outros assuntos com relação ao pleito eleitoral. Ouça as explicações completas!

Eleições 2022: 156 milhões de brasileiros estão habilitados para votarem em outubro
Eleitor Capixaba Bem Informado

02/09/2022 - Eleições 2022: 156 milhões de brasileiros estão habilitados para votarem em outubro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou o “Guia Prático Eleições Brasileiras 2022”, um livro de 129 páginas que apresenta de forma didática todas as etapas do processo eleitoral. O documento, voltado para a apresentação da Justiça Eleitoral para países estrangeiros e distribuído digitalmente para mais de 150 nações, foi concebido pelo servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Vinícius Quintino de Oliveira, durante sua passagem pela Assessoria de Assuntos Internacionais do TSE. Em entrevista à CBN Vitória, o servidor do TRE-ES traz detalhes sobre a publicação. O Guia apresenta aos estrangeiros como é o sistema político brasileiro, passando por questões relativas ao direito ao voto, competências da Justiça Eleitoral, tecnologia utilizada para garantir a integridade do processo de votação, a adoção de estratégias de fortalecimento institucional e combate à desinformação e o que acontece nos dias de votação das eleições.