
Nostra Gente
CBN Vitória
Comentaristas

Adriana Müller
CBN e a Família

Alberto Nemer e Cássio Moro
Retrabalho

Andréa Salsa
CBN Vida Profissional

Celso Bissoli
Economia do Cotidiano

Edson Ruy
Viaje na CBN

Entrevistas
CBN Vitória

Entrevistas
CBN Cotidiano

Filicio Mulinari
Pensamento Cotidiano

Filipe Souza
Arquibancada CBN

Gilberto Sudré
CBN e a Tecnologia

Helder Trefzger
Clássicos CBN

Henrique Bonaldi
Consultório CBN

José Eduardo Coelho Dias
CBN Questões de Família

José Márcio de Barros
CBN Investimentos

Juarez Campos
CBN e as Dicas do Chef

Juliana Santos
Meu Filho na Escola

Letícia Gonçalves
CBN e a Política

Lucy Mizael
CBN Na Sua Casa

Marco Bravo
CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade

Marlo Barcelos
Mercado Financeiro

Polícia Federal
Segurança em Foco

Polícia Rodoviária Federal
Direção Segura

Ricardo Barbosa
Pit Stop CBN

Roberta Larica
Boa Mesa CBN

Tatiana Sacchi
Clube Pet CBN

Abdo Filho
Economia e Negócios

CBN Vitória
Eleitor Capixaba Bem Informado

CBN Vitória
Direitos Humanos - Que História é Essa

CBN Vitória
Corrupção: Que História é Essa?

CBN Vitória
Espírito Santo: Que História é Essa?

CBN Vitória
Refugiados: Que História é Essa?

CBN Vitória
Nostra Gente

CBN Vitória
Justiça, Segurança e Cidadania

CBN e A GAZETA
Democracia: que história é essa?

Evelize Calmon
Pitadas

Felipe Storch
Conversa de Bolso

Giovana Duarte
CBN Guia Capixaba

Marcela Scaramella
Sextou CBN

Marcus Vinicius Sant'Ana
Histórias do cotidiano

Paula Favarato
O MUNDO COTIDIANO

Tati Arruda
Cotidiano na Moda
Últimos Áudios

25/12/2024 - ES: 150 anos da imigração italiana e o legado das famílias capixabas
A série especial "Nostra Gente" chega ao fim com a missão de contar em um ano os 150 anos de história da imigração italiana no Espírito Santo. E neste último capítulo, o comentarista Cilmar Franceschetto contempla os pedidos de inúmeros ouvintes que gostariam de saber mais sobre suas origens.

18/12/2024 - Cidadania italiana: como funciona o processo, filas e custos!
Nesta edição do "Nostra Gente", o comentarista Cilmar Franceschetto fala sobre as regras básicas para se obter o reconhecimento da Cidadania Italiana. A Itália reconhece esse direito a todos os descendentes, filhos, netos, bisnetos, trinetos de italiano: o princípio Jus Sanguinis. Essa legislação vem ainda do período da Unificação Italiana e foi universalizada em 1912, abrindo a possibilidade à dupla nacionalidade aos descendentes nascidos no exterior. Em 1992, uma nova Lei (Lei nº 91 de 5 de fevereiro de 1992) reforçou o jus sanguinis, estabelecendo que a cidadania italiana pode ser transmitida indefinidamente aos descendentes de italianos nascidos no exterior. Além disso, o Governo italiano criou órgãos representativos dos italianos e seus descendentes residentes fora da Itália (o Com.It.ES em 1985 e CGIE em 1989) e em 2001 atribuiu o direito de votar e de ser votado aos italianos no exterior o que ocorreu pela primeira vez em 2006. Vamos falar sobre os números, os pedidos, as grandes filas e outros problemas que fizeram o governo italiano adotar medidas para conter a onda de pedidos de reconhecimento da cidadania, sobretaxando os serviços para quem deseja ser cidadão italiano. Ouça a conversa completa!

11/12/2024 - A tradição do dia de Santa Luzia entre as crianças italianas no Espírito Santo!
O Dia de Santa Luzia, celebrado em 13 de dezembro, é uma data importante na tradição italiana, especialmente em regiões como Sicília e no norte da Itália. Santa Luzia é a padroeira dos cegos e daqueles com problemas de visão, além de ser associada à luz, já que seu nome deriva do latim lux, que significa "luz". A devoção a Santa Luzia se espalhou para diversas comunidades de descendentes italianos, principalmente entre o vênetos e sicilianos, ao redor do mundo, cada uma incorporando elementos culturais locais às festividades. Ouça detalhes na participação do comentarista Cilmar Franceschetto. As tradições religiosas na Itália e entre descendentes incluem missas e procissões: são realizadas missas especiais em honra a Santa Luzia, frequentemente acompanhadas por procissões onde a imagem da santa é carregada pelas ruas. Em Siracusa, Sicília, onde Santa Luzia nasceu e foi martirizada, as celebrações incluem uma grande procissão com a relíquia da santa acompanhada de festejos populares, com pratos típicos, sorteios e rifas.

04/12/2024 - Os italianos no ES nas primeiras décadas do século XX
Nesta edição do "Nostra Gente", o comentarista Cilmar Franceschetto traz como destaque o cenário que a história dos italianos no Espírito Santo entre 1900 e 1930 é marcada por um processo de consolidação de comunidades, adaptação às condições locais e contribuição significativa ao desenvolvimento socioeconômico do estado. Esse período reflete a transição dos desafios iniciais da imigração, no final do século XIX, para uma fase de integração e expansão econômica.

27/11/2024 - O falar dos italianos no Espírito Santo!
Nesta edição do "Nostra Gente", com o comentarista Cilmar Franceschetto, vamos explorar a rica diversidade linguística trazida pelos imigrantes italianos, como os camponeses vênetos, lombardos e trentinos, que preservaram seus dialetos, mesmo após a unificação da Itália, em 1861 até os dias atuais. Você sabia que os italianos que imigraram para o Espírito Santo no final do século XIX e início do século XX falavam principalmente dialetos regionais em vez do italiano padrão? Vamos falar sobre como esses dialetos que deram origem a uma forma de comunicação única entre os imigrantes, misturando elementos do italiano, português e dialetos locais. Destacamos também a importância cultural dos dialetos nas canções folclóricas, corais italianos e nas tradições preservadas nas colônias italianas do Espírito Santo. Acompanhe esse mergulho nas raízes linguísticas dos nossos antepassados e veja como essas tradições continuam vivas em nossas comunidades!

20/11/2024 - A visita do emissário italiano que resultou na proibição da imigração subsidiada ao ES
Nesta edição do “Nostra Gente”, com o comentarista Cilmar Franceschetto, um dos destaques é a visita do emissário do governo italiano ao Espírito Santo e Minas Gerais, Arrigo De Zettiry em 1902, que produziu um relatório traduzido e publicado pelo Arquivo Público com o título: “Viagem às Colônias Italianas do Espírito Santo – Coleção Canaã, vol. 28.l”.

13/11/2024 - Você sabe como surgem os sobrenomes?
Nesta edição do "Nostra Gente", com o comentarista Cilmar Franceschetto, vamos abordar sobre a origem dos sobrenomes - onomástica [é o estudo dos nomes próprios de todos os gêneros]. Os sobrenomes têm origens variadas e surgiram de necessidades práticas e sociais em diferentes períodos históricos. À medida que as populações cresceram e se tornaram mais complexas, os nomes únicos (como João ou Maria) não eram suficientes para distinguir as pessoas umas das outras, o que levou ao desenvolvimento dos sobrenomes. Em geral, os sobrenomes surgiram a partir de quatro principais categorias: Profissões, Características Pessoais, Local de Origem (toponímica) e Patronímicos.

06/11/2024 - “Do Vêneto para o Brasil”: as obras e “causos” italianos de Douglas Puppim
Nesta edição do “Nostra Gente”, com o comentarista Cilmar Franschetto, vamos resgatar algumas das histórias contadas pelo escritor dos “causos italianos”, Douglas Puppin. Puppin foi um destacado médico dermatologista, escritor e pesquisador da imigração italiana, nascido em 1938 em Alfredo Chaves, Espírito Santo.

30/10/2024 - “Jagunçada de Barracão”: novos detalhes do episódio que resultou na morte de 11 pessoas no ES
Nesta edição do “Nostra Gente”, com o comentarista Cilmar Franceschetto, o destaque continua a ser o episódio da “Jagunçada de Barracão”, em Santa Teresa, na ocorrência de três dias de terror. O comentarista, agora, traz detalhes das noites do segundo e terceiro dias. Ouça a conversa completa!

23/10/2024 - "Jagunçada de Barracão": a história de três dias de terror em Santa Teresa
Nesta edição do "Nostra Gente", o comentarista Cilmar Franceschetto traz como destaque um fato ocorrido em 1897, em Barracão de Petrópolis (São João de Petrópolis) um distrito de Santa Teresa, distante 20 Km da sede municipal, que foi o episódio conhecido como "Jagunçada de Barracão", uma chacina organizada por bandidos mineiros, liderados por José Calhau, tendo como motivação principal o racismo, as atrocidades, mandos e desmandos cometidos pelo capitão José Luiz Vivaldi, imigrante italiano, que se naturalizou brasileiro, que estava há 20 anos no país, tendo sido nomeado como subdelegado, em 1893, e morador daquela pequena vila de Barracão. O comentarista explica.

16/10/2024 - “Nova Venécia”: como uma encomenda italiana para Santa Catarina veio parar no ES
Um presente que gerou confusão entre dois estados brasileiros. O Espírito Santo e Santa Catarina. Nesta edição do “Nostra Gente”, o comentarista Cilmar Franceschetto traz como destaque uma curiosidade, para lá de engraçada, envolvendo um mal-entendido com a cidade de Nova Venécia, no Estado. Há exatos cem anos, em abril de 1924, o Navio Itália, com destino a Santa Catarina, fez uma parada no Porto de Vitória e tinha uma escultura de um leão em bronze, de São Marcos, símbolo de Veneza. A escultura tinha a inscrição: “Nova Veneza, América del Sul”. Quando o presente desembarcou, a escultura do leão alado foi levada, na verdade, para a região que viria a ser conhecida como Nova Venécia, no Estado. O leão era um presente para a região Sul do país. Por aqui, ele virou uma atração! Ouça a conversa completa!

09/10/2024 - As origens históricas da cidadania italiana
Na última edição do “Nostra Gente”, o comentarista Cilmar Franceschetto falou das origens históricas da cidadania italiana, traçando um paralelo com a cidadania romana. Citamos o exemplo do Apóstolo Paulo, que era cidadão romano por nascimento (jus sanguinis). Desta vez, vamos falar sobre as regras básicas para os descendentes de italianos obterem o reconhecimento da cidadania italiana. Ouça a conversa completa!

02/10/2024 - Onde tudo começa: as origens históricas da cidadania italiana
No programa do dia 11 de setembro, falamos sobre como os governantes e as principais lideranças italianas se comportaram durante o processo imigratório. Ouvimos que a Itália envidou seus esforços em fazer com que a massa de emigrantes, que partia para diversos cantos do mundo, permanecesse ligada à pátria-mãe, utilizando-se da cultura, da religiosidade, principalmente, como elementos que os manteriam firmes nessa conexão: a colonização pela emigração. Deste modo, além de manter viva a italianidade no mundo, esses emigrantes contribuiriam com o envio de recursos financeiros para seus parentes na Itália e, por outro lado, seriam consumidores, importadores dos produtos Made in Italy, o que muito contribuiu para a industrialização e o desenvolvimento da Itália. Nesta edição do “Nostra Gente”, com o comentarista Cilmar Franceschetto, detalha o tema.

18/09/2024 - “Terra da pizza e da tarantela”: sobrenomes comuns entre ítalo-capixabas oriundos do Sul da Itália
Já falamos sobre a origem dos imigrantes, que a maioria é procedente do norte italiano. Mas o Espírito Santo recebeu famílias de outras regiões, como do sul. Este é o tema do “Nostra Gente”, com o comentarista Cilmar Franceschetto. Nesta quinta-feira (19) é dia de San Gennaro (São Januário), o santo padroeiro dos napolitanos: a terra da pizza e da tarantela. Confira alguns sobrenomes comuns entre os ítalo-capixabas oriundos do Sul da Itália. Ouça a conversa completa!

11/09/2024 - Como os governantes se comportavam diante do processo migratório para o Brasil?
Nesta edição de "Nostra Gente", o comentarista Cilmar Franceschetto continua a falar das chegadas dos imigrantes ao Brasil. Para especificar, o assunto de hoje é a forma como os governantes e as lideranças italianas se comportaram durante o processo migratório. Enquanto algumas pessoas acreditavam que a migração representava um abandono do país pelos súditos, outras acreditavam que era uma vergonha deixar o país. Ouça a conversa completa e entenda!

04/09/2024 - Em detalhes, como ocorreu a emigração italiana!
Nesta edição do “Nostra Gente”, o comentarista Cilmar Franceschetto traz como destaque que quando se inicia a emigração em massa de italianos, logo após a Unificação da Itália, o que se observa é a maior movimentação de qualquer nação na história humana registrada. Entre os anos de 1880 e 1915, 13 milhões de italianos emigraram para as Américas do Sul e do Norte, para a Europa e a bacia do Mediterrâneo. Em um século de emigração, entre os anos de 1876 a 1976, cerca de 26 milhões deixaram a pátria mãe em busca de oportunidades em outros continentes. Calcula-se que pelo menos metade permaneceu nos países de destino. Era uma emigração sazonal ou definitiva que proporcionou grandes transformações na pátria expulsora quanto nas nações receptoras. Para Mark I. Choate: “Era uma rede de circulação de indivíduos e famílias, mas também de capital, tradições e ideias. A emigração italiana mudou o país e o mundo, com um impacto permanente na economia, nos costumes, nas instituições governamentais (...). Para ele, os italianos foram pioneiros no estabelecimento de uma “nação global” além do controle imperial e da jurisdição territorial, mantida unida pelos laços da cultura, pelas comunicações, pela etnia e pela nacionalidade.” Ouça a conversa completa!

28/08/2024 - Legado da influência italiana, conheça a história da Fazenda do Centro
Um capítulo interessante da colonização do interior capixaba diz respeito à história da Fazenda do Centro, em Castelo, que comemora os 175 anos da sua fundação. Este é o tema em destaque nesta edição do "Nostra Gente", com o comentarista Cilmar Franceschetto. A propriedade era considerável, com 3.202 alqueires (155 Km²), localizada às margens do rio Caxixe, um dos afluentes do Itapemirim. O imenso casarão, de 1800 m², foi edificado por mãos dos negros escravizados, em 1845, sob o jugo do proprietário, major Antônio Machado Vieira da Cunha, quando então se iniciava o ciclo do café no Brasil.

21/08/2024 - Conheça detalhes do livro "Fundação e Fatos Históricos de Santa Teresa"
Frederico Müller foi incumbindo pelo pároco de Santa Teresa, Clemente Bonomo, para registrar os fatos históricos sobre a fundação de Santa Teresa no seu cinquentenário, em 1925. Produziu um livreto de 75 páginas. Nele, relata os principais fatos sobre a origem do município, incluindo o sorteio dos lotes das famílias imigrantes, que chegaram no início de junho de 1875, vindos no vapor Rivadávia. O sorteio se deu no dia 26 de junho daquele ano, no mesmo dia dedicado a San Vigilio, padroeiro de Trento. Este é o tema em destaque nesta edição do "Nostra Gente", com o comentarista Cilmar Franceschetto.

14/08/2024 - De onde são? As regiões de origem dos imigrantes italianos!
Conforme dados do Projeto Imigrantes Espírito Santo (www.imigrantes.es.gov.br), encontram-se no Espírito Santo representantes de todas as regiões da Itália, mas a preponderância é para aquelas do Norte (Vêneto, Lombardia, Trentino-Alto Ádige, Emilia-Romagna, Piemonte, Friuli-Venezia Giulia, Liguria e Vale d’Aosta), que, juntas, forneceram 92% dos imigrantes. Este é o assunto em destaque nesta edição do "Nostra Gente", com o comentarista Cilmar Franceschetto. As regiões do centro contribuíram com 6% e as do sul, com 2% dos italianos. A região que mais contribui com o número de imigrantes foi o Vêneto, com praticamente 40% do total, seguida pela Lombardia, com 20%; Trentino-Alto Adige, com 13%; Emilia-Romagna com 10% e o Piemonte, com 5%. Entre 1874 e 1876, a predominância é para os trentinos; de 1876 a 1877 a maioria é de imigrantes lombardos. A partir de 1878 o Vêneto passa a dominar essa estatística. Venda Nova do Imigrante, Castelo são representantes da imigração vêneta, enquanto Santa Teresa a predominância e dos trentinos. Ouça a conversa completa!

07/08/2024 - Conheça a história da hospedaria dos imigrantes no ES
Nesta edição do “Nostra Gente”, com o comentarista Cilmar Franceschetto, o destaque envolve a história das hospedarias dos imigrantes. O comentarista explica que as hospedarias eram grandes edificações construídas para acolher os imigrantes recém-chegados de diversas partes do mundo. Eram assim, um ponto de encontro de estrangeiros, de diversas nacionalidades, reunidos em um só espaço. As estruturas eram preparadas para abrigar centenas de pessoas ao mesmo tempo. A princípio, essas construções tinham por finalidade fazer cumprir as obrigações sanitárias de isolamento dos estrangeiros, antes do contato destes com a população nativa, para se evitar a transmissão de doenças ou epidemias, por determinação legal. Eram, por isso, também dotadas de enfermarias e leitos hospitalares.

31/07/2024 - Afinal, por onde entraram os italianos no Espírito Santo?
Nesta edição do "Nostra Gente", o comentarista Cilmar Franceschetto traz um "raio-X" completo por onde os imigrantes italianos entraram quando chegaram ao Espírito Santo. Quanto à distribuição dos imigrantes por região, verifica-se que 48,5% destinaram-se ao sul capixaba, (do rio Itabapoana aos afluentes do Benevente); 33,8% para o centro, (dos afluentes do Jucu ao rio Doce) e 5,7% para o norte do Estado, às margens do rio São Mateus. Vitória e arredores foi o destino de 9,4% do total de italianos. Outros 2,6% destinaram-se à construção das estradas ferroviárias. Ouça a conversa completa!

24/07/2024 - Relatos e “causos” narrados pela neta de imigrantes italianos, Teresa Dall’Armellina Serafini
Nesta edição do "Nostra Gente", com o comentarista Cilmar Franceschetto, destaque para os “causos”, os relatos interessantes narrados pela neta de imigrantes italianos, Teresa Dall’Armellina Serafini, de 58 anos em 1991. "Rir das próprias adversidades”. Há um elemento cultural na Itália onde humor é frequentemente usado para lidar com dificuldades e tragédias. Esse fenômeno é comum em muitas culturas, mas tem características particulares na Itália. Essa atitude de encontrar humor nas adversidades pode ser vista como uma maneira de manter o otimismo e a esperança, características importantes na cultura italiana. Ouça os detalhes!

17/07/2024 - Italianos (Itálicos) no Espírito Santo antes da Expedição Tabacchi
Nesta edição do "Nostra Gente", com o comentarista Cilmar Franceschetto, vamos falar sobre a presença de italianos no Espírito Santo antes da chegada da Expedição Tabacchi, em 1874. Na base de dados do Arquivo Público temos o registro de 43 nomes de indivíduos procedentes da península itálica de 1840 a 1873. Com destaque, vamos apurar a história da chegada de 29 colonos sardo-piemonteses, todos procedentes da atual região do Piemonte, ao norte da Itália e que desembarcaram em Vitória no dia 28 de setembro de 1859. Ouça a conversa completa!

10/07/2024 - “Causos” relatados por filhos de imigrantes italianos no ES
Direto do túnel do tempo, nesta edição do “Nostra Gente”, o comentarista Cilmar Franschetto traz como destaque relatos de filhos de imigrantes italianos no Espírito Santo. A base é o livro “Lembranças Camponesas: a tradição oral dos descendentes de italianos de Venda Nova do Imigrante”.

03/07/2024 - As histórias entre fazendeiros e os imigrantes italianos no ES
Nesta edição do "Nostra Gente", o assunto histórico em destaque é a relação entre os fazendeiros e os imigrantes nas colônias do Espírito Santo. Um caso chama a atenção. Trata-se de um caso em especial sobre agressão e morte ocorrido na Fazenda Castelo, em Guaçuí, no Caparaó Capixaba. O comentarista Cilmar Franceschetto recorda. O conflito se deu entre o proprietário da fazenda e o imigrante italiano Carlo (Carlino) Menditti. Em retaliação à agressão sofrida pelo patrão, Menditti o assassinou utilizando-se de uma garrucha. Ouça a conversa completa!

26/06/2024 - "Karina", da escritora Virginia Tamanini, traz história curiosa sobre os imigrantes
Nesta edição do "Nostra Gente", um dos destaques é a história trazida pelo livro "Karina", da escritora e pintora Virginia Tamanini – em especial de uma história cômica que ocorreu entre os imigrantes, logo após a chegada à Colônia. "É sobre um alimento que eles receberam lá na colônia de Santa Leopoldina, e que se parecia com queijo ralado. Então eles imaginavam que fosse queijo ralado. Na verdade, era farinha de mandioca e carne, era a carne seca. Eles receberam a carne seca e jogaram tudo fora", relata o comentarista Cilmar Franceschetto.

19/06/2024 - Sobrenomes italianos: a história das famílias no ES
Nesta edição do “Nostra Gente”, a pedido dos ouvintes, o comentarista Cilmar Franceschetto, traz um passeio pelos sobrenomes de origem italiana, cujas histórias das famílias marcam também a imigração no Espírito Santo. Ouça a conversa completa!

12/06/2024 - Crise nas colônias: doenças que dizimaram famílias à beira do rio Doce
Nesta edição do "Nostra Gente", o comentarista Cilmar Franceschetto segue trazendo como destaque a história e os desafios da imigração italiana no Espírito Santo. Ele destaca, por exemplo, que o relatório do Cônsul da Itália em Vitória, Carlo Nagar, apontara para a proibição da imigração italiana ao Espírito Santo, em 1895, no governo de Muniz Freire. Problemas na imigração: crise nas colônias: doenças, febres que dizimaram famílias inteiras à beira do rio Doce. Como isso ocorreu? Em seu relatório, Nagar expõe as condições dos italianos nas colônias do ES. Muitos vieram à óbito em virtude de doenças e febres, como a malária. Narra as dificuldades de locomoção, a demora na demarcação dos lotes, da aglomeração nos barracões, falta de assistência médica e de escolas. No Núcleo Moniz Freire, a família de Domenico Marchetti foi dizimada, no intervalo de um mês. "Além disto tudo sobressaem, infelizmente, o clima e as febres endêmicas. Ao norte, na região de São Mateus, predominam as febres de toda espécie que golpeiam especialmente os recém-chegados; mais abaixo, na região do Rio Doce, predominam as febres de impaludismo-, em Vitória, a febre amarela e o eribéri; e no sul as febres perniciosas, e nos meses quentes, também a febre amarela". NAGAR, P. 56. Ouça a conversa completa!

05/06/2024 - Conheça detalhes do documento que garantiu ao ES o título de berço da imigração italiana
Nesta edição do “Nostra Gente”, o comentarista Cilmar Franceschetto segue na viagem dos colonos da Itália ao Espírito Santo. Dessa vez, mais detalhes da chegada às cidades de Santa Leopoldina e Santa Teresa.

29/05/2024 - A desilusão nas terras de Tabacchi: os camponeses tomam novos rumos e há fundação de Santa Teresa
Os primeiros programas trataram das motivações da partida, a situação na Itália; a viagem; a chegada em Vitória e por fim, a chegada à fazenda das Palmas, de Tabacchi. Nesta edição do "Nostra Gente", com o comentarista Cilmar Franceschetto, vamos falar sobre a revolta e desilusão dos imigrantes com as condições da Colônia Nova Trento, a retirada dos colonos para outros destinos e a consequente fundação de Santa Teresa. Outro destaque é a programação em torno do Festival da Cultura Italiana, que vai reunir mais de 40 atrações na Praça do Papa, em Vitória.

22/05/2024 - Depois da chegada dos imigrantes, o telégrafo no ES!
Nesta edição do “Nostra Gente”, o comentarista Cilmar Franceschetto segue trazendo detalhes da chegada dos imigrantes italianos no Estado. Dois dias após a chegada, houve a inauguração do telégrafo.

15/05/2024 - 150 anos da imigração italiana e o legado das famílias no ES
Nesta edição do "Nostra Gente", o comentarista Cilmar Franceschetto responde aos questionamentos dos ouvintes sobre a relação de seus sobrenomes com a cultura italiana. Vamos as histórias!

08/05/2024 - Passado e presente: sobrenomes italianos e a formação social no Espírito Santo!
Nesta edição do "Nostra Gente", o comentarista Cilmar Franceschetto, a pedido dos ouvintes, traz explicações sobre a presença de sobrenomes italianos na formação social do Espírito Santo. Ouça a conversa completa!

01/05/2024 - "Caminho do Imigrante": como os italianos desbravaram as montanhas capixabas
Neste ano de 2024 a programação do "Caminho do Imigrante" celebra os 150 anos da imigração italiana e os 20 anos de realização da caminhada. O evento, organizado pelas prefeituras de Santa Teresa e Santa Leopoldina, com o apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), ocorre neste 1º de maio. No total, são quase 30 quilômetros de passeio, entre os dois municípios, nos quais os participantes relembram as vivências dos seus antepassados, em meio a matas, montanhas e cachoeiras. O Caminho do Imigrante foi idealizado durante o desenvolvimento do Projeto Imigrantes, do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Nasceu de uma necessidade de se ampliar o conhecimento sobre a história da imigração no Estado, praticando os mesmos trajetos percorridos pelos camponeses imigrantes que aqui chegaram desde o início do Século XIX. Início do percurso na cidade de Santa Leopoldina. Ponte sobre o rio Santa Maria da Vitória, no local extremo até onde o mesmo era navegável. Porto de desembarque de mais de 12 mil imigrantes que entraram na colônia a partir de 6 março de 1857. Ouça a conversa com o comentarista Cilmar Franceschetto, nesta edição do "Nostra Gente". Ouça a conversa completa!
